Carregosa

• Cruzeiro de Teamonde e Cruzeiro de Azagães

• Casa da Ínsua

• Quinta da Póvoa
  • A Freguesia de Carregosa pertence ao Concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, e é composta por 22 lugares. Abrangendo uma área de 14 km2, o seu território confina a Norte com as Freguesias de Fajôes e Escariz; a Sul, com as Freguesias de Codal e de Vila Chã, a Nascente, com a Freguesia de Vila Cova de Perrinho, a Poente, com as Freguesias de Pindelo e Nogueira de Cravo. Tem a sua toponímia aprovada desde 1993, na qual figuram 165 ruas identificadas. O topónimo desta Freguesia provém do termo "carrago", sinónimo de arraial bélico, cercado de carros carregados de armas e munições. Os casais de Arrifaninha, Currais, Ínsua do Codal, Lomba, Mourisca, Paço de Azagães, Póvoa, Teamonde e Vacaria foram bens reguengos da Coroa e, depois, herdados dos Condes da Feira, dos mosteiros de Semide e de Santo Eiói e da Casa do Infantado. Ressalta ainda o facto de dois desses lugares, Teamonde e Ínsua (nos documentos medievais Todemondo e Insula) terem sido importantes "villas" doadas pelo rei Ordonho, em 922. ao Bispo de Coimbra, D. Gomado. Pertenceu ao termo da Feira, comarca de Esgueira e, depois, da comarca da Feira. Pertenceu também à Casa do Infantado, depois de ter pertencido à dos Condes da Feira, aproveitando o Foral passado a Feira e Terra de Santa Maria, datado de 10 de Fevereiro de 1514.

Escudo verde, cor que em Heráldica representa fé, amizade, serviço e respeito, atributos que sempre ao longo dos tempos estiveram associados a Carregosa.

Uma mitra de prata com os seus fanhões, no intuito de manter presente a figura de D. Manuel Correia de Bastos Pina, Bispo de Coimbra, que à data foi padrinho de baptismo de El-Rei D. Manuel II e que o mesmo recebeu na sua Quinta da Costeira em 1910.

Mitra de prata, pretendendo-se representar a pureza, a integridade, a firmeza, vigilância e eloquência.Coroa de Conde, porque Carregosa pertenceu aos Condes da Feira, esteve ligada pelo paço de Azagães ao Conde de Barcelos e possui um Conde, D. Manuel Correia de Bastos Pina, por inerência de Bispo de Coimbra. Uma rosa de ouro, botoada de vermelho, porque a "Rosa Mística" em Heráldica pretende representar a evocação de Nossa Senhora. Assim, realçamos a "Encomenda" sob desígnios de Terras de Santa Maria e também evocamos o primeiro santuário edíficado em terras portuguesas a N. Senhora de Lourdes, que foi no princípio do século XX (quando ainda não existia Fátima) importante lugar de peregrinação, chegando o Sumo Pontífice a conceder indulgências aos peregrinos que devotamente visitassem este Santuário. Dois cardos de prata, símbolos falantes da família Carregosa. Campanha ondeada de prata e azul, representando o rio Antuã que corre por Carregosa, fertilizando os solos e atestando ainda a sua importância pelo facto de já ter servido de delimitação entre a Diocese de Coimbra e a Diocese do Porto. Coroa Mural de 4 torres, porque Carregosa foi elevada à categoria de Vila em 13 de Julho de 1990. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «Carregosa». Bandeira esquartelada de vermelho, cor que pretende representar a fortaleza, a vitória e a ousadia, associadas ao amarelo da nobreza, riqueza, poder, luz, constância e sabedoria. Foram escolhidas estas duas cores porque sendo a Heráldica de origem plenamente castrense, quis-se assim tornar, pela utilização de duas cores vivas, a fácil identificação no Campo de Batalha do estandarte da nossa Nobre Vila."

Executivo

- Antonio Amorim

- Julio Rodrigues

Contacte-nos